terça-feira, 29 de maio de 2012


ARQUITETURA E URBANISMO

Bacharelado
Graduação
Graduação Tecnológica
É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra, que vão desde a escolha dos revestimentos até a decoração de interiores. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

Palavra do Profissional

Rotina corrida e muito trabalho
Trabalho com arquitetura corporativa desde 2007, uma área que elabora projetos e executa espaços de trabalho, como bancos, escritórios e call centers. Para fazer um projeto, considero fatores como segurança, economia, conforto e as necessidades de quem vai usar o espaço. O maior desafio é quando recebo um projeto aprovado por outro arquiteto, mas vejo que muitos detalhes não foram considerados. Isso pode elevar o orçamento, e é preciso negociar com o cliente certas modificações. A rotina de um arquiteto da área corporativa envolve correria e, às vezes, trabalho no fim de semana”. Juliana Minczuk, 25 anos, de São Paulo (SP)

Mercado de Trabalho

Os próximos grandes eventos que o Brasil receberá - a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 - ajudam a manter aquecido o mercado imobiliário e aumentam a procura por arquitetos, em especial nas cidades-sede da Copa, e no Rio de Janeiro, local das Olimpíadas. "A situação atual da economia também aquece o mercado porque há mais investimentos em infraestrutura", diz Valter Caldana, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, em São Paulo. Governos municipais, estaduais e federal também demandam o profissional para reforma e construção de prédios públicos, rodovias, portos e estádios. Mas, no geral, os arquitetos são contratados por grandes escritórios de arquitetura e construtoras para atuar no projeto, na construção e em reformas de edifícios comerciais e residenciais. Como autônomo, costuma ser requisitado para projetos residenciais. A maior parte das vagas está no Sul e Sudeste, mas o mercado no Nordeste vem crescendo muito, com perspectivas de boa contratação nos próximos anos.
Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias; fonte: Confea).

 


Curso

O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas, como matemática, história da arte, resistência de materiais e computação gráfica. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. A criatividade é fundamental na hora de o estudante fazer os esboços, mas é preciso estar pronto para mergulhar nos cálculos. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: Cinco anos.

Outros nomes: Arquit.; Comp. Paisagística; Urbanismo.

O que você pode fazer

Arquitetura industrial

Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.

Arquitetura de interiores

Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.

Arquitetura Verde

Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível.

Comunicação Visual

Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

Paisagismo e ambiente

Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação.

Edificação e construção

Projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Restauro de edifícios

Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo

Planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.
Daniele de Paula
Téc. Lab. Maquetes
CAU - UNIP ANCHIETA
 
Danielle Santos
Núcleo de Apoio Didático
CAU - UNIO ANCHIETA

10 dicas para deixar a casa mais ecológica


Que a gente precisa preservar o meio ambiente, todo mundo já sabe. Mas, a questão é: como podemos ajudar a cuidar do planeta com a correria do dia a dia?
Há algumas mudanças simples que você pode fazer na sua casa junto com a sua família. Além, de contribuir com a conservação do planeta, dá para deixar o seu bolso mais feliz com as economias.

  “Pinga-pinga” da torneira. Ele pode gerar um desperdício de até 46 litros de água em um único dia.

  Passe roupas de uma única vez. Usar o ferro com mais aparelhos eletrônicos ligados, pode causar sobrecarga na rede elétrica.

  Aproveite o lindo sol. E dê preferência pelas lâmpadas que consomem menos energia.


  Mangueira não é vassoura.
Ao invés de lavar sua calçada, varra. Se não tiver opção, reaproveite a água que já foi usada para  lavar as roupas. O mesmo vale para a lavagem do seu carro.

  Boca aberta, torneira fechada.
Escovar os dentes com a torneira aberta pode gastar até 25 litros de água. Se possível feche-a durante a escovação e só abra na hora de enxaguar a boca.

  De olho no chuveiro.
Um banho demorado pode gastar até 180 litros de água.


  Vidro, papel, plástico e metal. Separe o lixo da sua casa e se possível mande para reciclagem.


  Descarte de óleo de cozinha. Um litro de óleo pode poluir até 10.000 litros de água. Armazene em uma garrafa pet, doe ou venda. Ele pode ser utilizado na produção de sabão em pedra, detergente e biodiesel.

  Geladeira consome energia. Às vezes temos o costume de abrir a geladeira para pensar. Evite abri-lá sem necessidade.

  Leve a sua ecobag. Quando for ao mercado prefira as sacolas retornáveis.
É desperdiçado diariamente 40% de água tratada só no Estado de São Paulo. Isso representa cerca de 1,3 bilhão de litros/dia, daria
para abastecer duas cidades do porte de Curitiba.

Daniele de Paula
Téc. Lab. Maquetes
CAU - UNIP ANCHIETA

Danielle Santos
Núcleo de Apoio Didático
CAU - UNIP ANCHIETA
http://casacolmeia.wordpress.com/

http://www.moradaecologica.blogspot.com.br/search/label/Sustentabilidade

http://www.solucoesparacidades.com.br/habitacao/morada-ecologica-investiga-a-sustentabilidade-na-arquitetura-do-seculo-21
(LEMBRANDO QUE O SITE CITADO ACIMA, NÃO TEM MAIS EXPOSIÇÃO, É APENAS FONTE DE ESTUDO E PESQUISA)


http://www.vale.com.br/pt-br/sustentabilidade/paginas/default.aspx?gclid=CO7_hqLTprACFeJxOgodKzw7Yw

http://www.casacor.com.br/

http://redeglobo.globo.com/globoecologia/




http://www.sustentabilidade.org.br/conteudos_sust.asp?categ=5

Daniele de Paula
Téc. Lab. Maquetes
CAU - UNIP ANCHIETA

Danielle Santos
Núcleo de Apoio Didático
CAU - UNIP ANCHIETA

http://www.primamateria.com.br/?gclid=CILblpjVprACFaJxOgodbjlIXw

sexta-feira, 18 de maio de 2012





15ª Feira do Estudante – EXPO CIEE 2012 é o maior evento do País voltado à capacitação e inclusão profissional de jovens no mercado de trabalho. Acontecerá na Bienal do Parque Ibirapuera – 2º Pavimento, São Paulo/SP, dias 18, 19 e 20 de maio, sexta e sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h.

A feira, que tem entrada gratuita, contará com mais 5.000 vagas de estágio e aprendizagem, expectativa de 60 mil visitantes, 60 expositores entre instituições de ensino, órgãos públicos e empresas e 70 palestras voltadas para carreira, capacitação, empreendedorismo, estágio, empregabilidade e cidadania, ministradas por especialistas.

Os estudantes poderão se cadastrar para oportunidades de estágio e aprendizagem, participar de oficinas de capacitação e simulações de dinâmica de grupo, processos seletivos, entre outras atrações.




















As inscrições são feitas somente pela internet   http://www.ciee.org.br/portal/hotsites/feiradoestudante12/inicial.asp?id=es


Daniele de Paula
Téc. Lab. Maquete
CAU - UNIP ANCHIETA

Danielle Santos
Núcleo de Apoio Didático
CAU - UNIP ANCHIETA

terça-feira, 15 de maio de 2012




TEMOS A SATISFAÇÃO DE REGISTRAR OS SEIS LIVROS QUE RECEBEMOS DURANTE A JORNADA DE ARQUITETURA, PARA QUEM DESEJA APROFUNDAR-SE NOS TEMAS ABORDADOS NAS PALESTRAS, OFICINAS E VISITAS EM MAIO/2012.


Google Sketchup Pro - Avançado
Autor: João Gaspar
O Sketchup é um programa de modelagem 3D mais bem-sucedido da última década. Lançado em 2000 pela @Last Software chamou a atenção dos estudantes e profissionais ligados ao projeto e design pela sua interface intuitiva e facilidade de uso.
GASPAR, João. Google Sketchup Pro Avançado/João Alberto da
Motta Gaspar - São Paulo: VectorPro, 2011.



Google Sketchup Pro 8 - Passo a Passo
Autor: João Gaspar
Criado para proporcionar uma experiência próxima do desenho á mão e de modelagem com objetos reais,o SketchUP se tornou um dos programas mais populares de desenho por computador.O software se destaca pela rapidez e facilidade na criação de objetos e estudos volumétricos.
GASPAR, João. Google Sketchup Pro 8 passo a passo/João Alberto da
Motta Gaspar - São Paulo: VectorPro, 2010. 238p.














KRUCHIN – Portfólio Brasil
Autor: Samuel Kruchin
Samuel Kruchin é arquiteto formado em 1980 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e titular do escritório Kruchin arquitetura, constituído em 1988, onde desenvolveu projetos de arquitetura, restauro, urbanismo e comunicação visual.
É mestre em Estruturas Ambientais Urbanos pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Autor de São Paulo, Século XX: a dimensão semântica do espaço urbano.
KRUCHIN, S., GONLÇALVES, C.S. Kruchin Portfólio Brasil. São Paulo, 2006 .J.J.Carol Editora.














 

AS LINGUAGENS ARTISTICAS E A CIDADE
Autor: Jorge Bassani
“....As inquietudes  em relação ás cidades contemporânea têm nos colocado de frente com novos trabalhos atualmente em desenvolvimento para somarem-se a este. Esta atual publicação me parece interessantes exatamente por ser esta colocação,da forma a mais ampla que pude fazer,inicial sobre as cidades que queremos compreender no século XXI.Embora muita coisa tenha sido somada a essa questão,o conteúdo deste  trabalho ainda continua em debate.Por isso a opção de publicá-lo nessa oportunidade.”
(BASSANI, 2003)
Bassani, Jorge,1959 - As linguagens artísticas e a cidade:cultura urbana do século XX/ Jorge Bassani. São Paulo:FormArte, 2003.

PDP - MAPOGRAFIAS
Autor: Jorge Bassani
“...O registro do IV workshop e a apresentação dos estudos propostos pelo Núcleo 8,aqui neste volume,utilizam como objeto e plataforma de investigação o Parque Dom Pedro II em São Paulo.Entretanto não se trata de uma pesquisa sobre o PDP e ,sim sobre métodos interdisciplinares de abortar o fenômeno urbano em condições reflexivas e propositivas. O Parque comparece como situação especial para experimentação de aplicações possíveis de procedimentos variados...”
(BASSANI, 2003)
BASSANI, Jorge. PSP: Mapografias: IV Workshop Internacional RED_PUC/organização. São Paulo: FAUUSP, 2012.

CIDADE - PATRIMÔNIO EDUCATIVO

Autores: Renata Sieiro Fernandes, Luís Antonio Groppo e Margareth B. Park
Pensar a Educação que acontece e se desenvolve em diferentes âmbitos é uma forma de tentar ampliar a noção de Educação, muitas vezes usada e entendida como formal ou escolar. Embora tendamos  a especificar espaços de atuação como formais e não formais ou sociocomunitários,propostas metodológicas e pedagogias diferenciadas e públicos envolvidos,no sentido de melhor apreender as possibilidades de se fazer Educação sob novos modos e com aberturas para a interlocução com outras ares do conhecimentos como Cultura, Lazer, Turismo, Artes, Arquitetura, Psicologia, Sociologia, etc., o intuito é tratar de educação de modo ampliado e sem qualificativos ou adjetivos.
____________________________________________________________
FERNANDES,Renata Sieiro:GROPPO,Luís Antonio: PARK,Margareth Brandini. Cidade- Patrimonio Educativo. Jundiaí, Paco Editorial: 2012. 204p. Inclui biografia. Inclui tabelas e figuras.Vários autores.



























A EQUIPEPE DA COORDERNAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO GOSTARIA DE AGRADECER A TODO CONTEÚDO MINISTRADO NA JORNADA DE ARQUITETURA E NAS OFICINAS, QUE, SEM VOCÊS SERIA IMPRATICÁVEL FAZER UMA TROCA TÃO RICA EM CONHECIMENTOS.
AGRADECEMOS TAMBÉM AS DOAÇÕES EFETUADAS PELOS AUTORES E ALGUNS PARTICIPANTES DAS ATIVIDADES, ONDE TORNARÁ NOSSO ACERVO MAIS RICO!
Os livros estão à disposição de todos na biblioteca, seja a comunidade interna (professores, alunos e funcionários) bm como externa para empréstimo e leitura.

"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores." (Charles W. Elliot)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

PREZADOS ALUNOS,

É COM IMENSO PRAZER, QUE AGRADECEMOS A SUA PARTICIPAÇÃO DURANTE A JORNADA DE ARQUITETURA!

POIS FOI COM A SUA PRESENÇA, QUE FIZEMOS A DIFERENÇA E FIZEMOS ACONTECER A JORNADA DE ARQUITETURA E A OFICINA DE DESENHO!

TORNAMOS REALIDADE O QUE EM PRINCÍPIO ESTAVA EM PAPEL!

NOS ENCONTRAREMOS MUITO EM BREVE EM PARANAPIACABA, E LOGO, POSTAREMOS AS FOTOS DE TODOS ESTES EVENTOS QUE VOCÊS FIZERAM ACONTECER!

OBRIGADA!

SEJAM BEM-VINDOS, VOLTEM SEMPRE AQUI!

PARTICIPEM, SEMPRE QUE PUDEREM DE TODAS AS ATIVIDADES OFERECIDAS PELA UNIP!


Att


 

Daniele de Paula

Téc. Lab. Maquetes

CAU UNIP ANCHIETA


 

Daniele Santos

Núcleo de Apoio

CAU UNIP ANCHIETA